Review: Motorola Razr I: Um casamento quase perfeito

20130104-181107.jpg

O Motorola Razr I é o primeiro smartphone android com chip Intel Atom, ele chegou em outubro deste ano, a estratégia da Motorola é atingir os mercados emergentes, com o preço variando entre R$ 999 a R$ 1200, ele entrega um ótimo acabamento com uma ótima navegação graças ao processador de 2Ghz.


Design,hardware e afins.

Gosto da linha Razr pelo belo acabamento premium que eles vem mantendo nos lançamentos, o design se mantém similar ao Razr original, traseira revestida em kevlar, bateria não removível, portinha para MicroSD e chip Micro Sim, alias a posição nesse modelo ficou na parte superior e a abertura da mesma ficou um pouco mais fragil se comparado com o Razr e a versão Maxx.

Uma das coisas que mais gostei nesse modelo foi a tela cheia e mesmo ela tendo proporções de 4:3 pol o aparelho ficou em um tamanho que eqüivale um aparelho de 4pol gerando uma maior portabilidade se compararmos com os demais aparelhos com telas 4:3, 4:7 etc. A tela tem resolução de 960×540 pixels super amoled e proporciona uma ótima visualização seja de fotos,vídeos e jogos.

O processador Intel vem 2.0GHZ single core, mas tem a funcao Hyper Threading que simula mais um núcleo de processamento não devendo em nada o desempenho para os Dual e Quad cores existentes no mercado, instalei os seguintes Games abaixo para testar o desempenho desse novo processador.

Temple Run
Temple Run Brave
Angry Birds (Todas as versões)
Amazing Alex
Mutant Roadkill
Asphalt 7
Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge
GTA 3
Wild Blood (Vulgo Sangue Feroz)

Todos os Games rodaram fluentemente e sem problemas, o único que apresentou pequenos travamentos na execução foi Batman, mas isso tem sido uma reclamação freqüente de alguns usuários que possuem android, até mesmo no S3 ele mantém isso, acredito que seja falta de uma otimização maior para os dispositivos android.

Ele esquenta? Sim, me diga algum smartphone que após um longo tempo jogando ou executando tarefas pesadas não faz isso? Pois então, no caso do Razr I ele esquenta um pouco mais, mas nada que comprometa o desempenho do aparelho. Já os aplicativos de navegação básica rodam tranqüilamente sem problemas.

O único problema é que nem todos os aplicativos são otimizados para essa nova arquitetura de processadores da Intel, dos aplicativos que uso, o Câmera360 ja apresentou erros ao abrir o aplicativo, é possível usá-lo mesmo fechando a mensagem, mas ela permanecera sempre que você inicia-lo.

Fora isso não encontrei mais nenhum problema de execução com os demais aplicativos (Navegadores, redes sociais etc.)

Nesse aparelho a Motorola aboliu a porta micro HDMI presente até então no Razr e Razr Maxx e compensaram com a adição do NFC (Near Field Comunication) usado em alguns estabelecimentos para pagamento e também para troca de arquivos com outros aparelhos caso possuam a mesma tecnologia.

Câmera:

A pergunta que faço a Motorola é: Até quando ela manterá esse padrão de câmera ruim? Desde o primeiro Razr a qualidade das imagens não mudou quase nada, se você estiver ao ar livre ira capturar excelentes fotos tanto em modo normal como HDR, se você passar para locais menos iluminados a qualidade ja começa a decair um pouco, fotos um tanto escuras e com ruído alto, deixando as fotos prontas para serem postadas no instagram.

Outro ponto negativo é a falta de recursos incorporados a câmera, ela só vem com um modo HDR, fora os tradicionais: Automático, Noturno, Retrato e paisagem, forçando você a buscar um aplicativo alternativo com mais recursos.

Outro bom recurso é o Várias fotos, que tira varias fotos proporcionando uma seqüência ou mesmo que você escolha a melhor foto, algo similar ao que a Samsung trouxe no S3 com o Best Photo.

Os vídeos ficam em 1080p tem uma qualidade satisfatória, durante as gravações e fotos notei um pequeno ícone de estabilização mas o mesmo não aparece listado nas configurações da câmera.

Hoje posso citar que o iPhone 5 e Galaxy S3 são killer câmeras digitais ou também conhecidas com point and shot. Ambas já vinham se equiparando em qualidade desde o lançamento do S2 e iPhone 4.

Outra promessa são os novos Nokias da linha Lumia com Windows Phone 8 que tem sido bem falado na mídia especializada e apresentado uma qualidade muito boa em diversos teste na mídia especializada.

A Motorola parece andar na contra mão dessa evolução, a cada lançamento as melhorias ou novidades são mínimas e não encantam os mais exigentes.

Bateria:

Equipado com uma bateria de 2000mAh o pequeno gigante não desaponta, sua bateria agüenta um dia inteiro em uso moderado (3G, Wifi, Gps, redes sociais, fotos e pequenos vídeos, brilho em 50%) em uso mais extremo (Brilho da tela em 100% e jogando casualmente) ele não chega com tanto fôlego ao final do dia, mas para salvar a pátria temos lá as Smart Actions (Aplicativo que economiza sua bateria e dispõe de personalização a gosto do usuário) para prolongar sua carga até uma tomada ou porta USB mais próxima.

Considerações finais:

Mesmo se tratando de um aparelho intermediário, o Razr I surpreende pelo ótimo acabamento, boa bateria, inclusão do NFC, um ótimo layout, e o processador Intel, tela excelente aliada a um tamanho que agradara grande parte dos usuários que não preferem aparelhos grandes.

Se recomendo a compra? Sim, talvez, não.

Sim: por ser um aparelho que impressiona usuários que possuem smartphones mais básicos, acredite até eu que possuo um S3 fiquei encantado com ele.

Talvez: se você não se preocupar com a câmera, calendário de atualização de software mais incerto que o calendário Maia.

Não: se você levar a sério meu ponto de vista, coisa que eu espero que nenhum usuário deva fazer por mais “famoso” seja o site onde você leia algo, pontos críticos como a câmera, algumas pequenas incompatibilidades com a arquitetura x86 e um aparelho que não poderá receber as ultimas atualizações se assim você for sedento por elas.

Por mais que você goste ou não da review, o importante é absorver o máximo de informação sobre a mesma e formular um ponto de vista próprio, procure sempre se possível testar o aparelho e compará-lo com esta ou outra review antes de comprar as cegas e depois se arrepender. E sentiu duvidas, alguma opinião contraria, comente aí embaixo responderei com o maior prazer.

Aqui o link com as fotos: http://www.flickr.com/photos/ribeiroalair/sets/72157632436870204/

Até a próxima!

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s