Impressões sobre o Nokia Lumia 710

Há cerca de uma semana atrás peguei na minha operadora um Nokia lumia para mim, pois desde que a Nokia anunciou que iria vender Windows Phone e juntando a vontade de ter um celular com o sistema operacional Windows eu fiquei fissurado para experimentar.

Por que eu escolhi o Lumia 710? Primeiro o Fator Preço, pois no meu plano ele custou R$ 299 ok que em troca eu tive que me fidelizar na operadora e sacrificar o desconto que eu tinha na fatura, mas enfim ganha se de um lado perde se do outro. Outro fator é que estou um tanto cansado de Android, pois existem várias versões e tem que ficar na “mão” do fabricante para atualizar e também meu smartphone anterior (um Galaxy Young) já não tava me agradando mais (em outras palavras estava enjoado) e também estou parando (será?) de ficar futricando no celular.

Passado a euforia do brinquedo novo achei que não iria me adaptar, pois no primeiro e segundo dia estava mais perdido que cachorro quando cai da mudança, mas aos poucos fui me adaptando agora estou quase que acostumado.

O aparelho vem em uma embalagem estilo Gaveta que em cima fica o aparelho no meio os manuais e embaixo o “kit básico” que é composto de um cabo USB, um fone 3,5mm in ear um carregador e só nada além.

A construção do aparelho é muito boa transmitindo solidez o meu é preto/preto a tampa traseira é emborrachada dando assim ótima pega no aparelho atrás também temos a lente da câmera de 5mp(auto focus e tal) um flash led e um 2º microfone que serve para captar ruídos e ativar a função “Noise Canceller” que elimina ruídos na ligação (acredite esse recurso funciona MESMO) deixando a ligação límpida que nem água de geleira.

Possuem dimensões de 119 x 62.4 x 12.5 mm, 81.1 cc e 125.5g de peso acho que é dentro da média para um Smartphone mid/high end.

A tela do aparelho é apenas TFT touch capacitivo 16 milhões de cores 480 x 800 pixels, 3.7 polegadas com tecnologia “Gorilla Glass” e Clearblack não é AMOLED como o do Lumia 800, mas é muito nítida e tem ótimo constrate possui ótimo tamanho (pelo menos eu achei perfeito, pois no Young além da tela não ter uma qualidade boa de imagem eu tenho que advinhar o que tá escrito por causa do tamanho).

Conectividade

Como um Smartphone ele é bem farto possuindo boa  conectividade, porém (sempre tem o porém) a Microsoft parece que andou tendo algumas aulas com a Apple, pois a ÚNICA forma de conectividade com o PC é via USB e do programa “ZUNE” se você tiver Windows ou Windows phone sete connector se você utiliza MAC.

Fora isso o aparelho possui Bluetooth estéreo, 3G HSPA 850/900/1700/1900/2100mhz GSM/GPRS/EDGE 850/900/1800/1900mhz. Possui Wi fi B/G/N e 8GB de memória interna sem a possibilidade de expansão o que para alguns pode ser um problema.

O aparelho tem uma parte multimídia com rádio FM, Player de música uma câmera de 5mp+flash e outras coisas que eu estou descobrindo aos poucos.

Uma coisa que não gostei no aparelho é a falta de qualidade de áudio do Mp3 e do Rádio FM utilizei meus fones de ouvido Philips que tem uma boa qualidade de áudio e ainda assim ficou um “vazio”  faltando grave. Ou seja, se você gosta de qualidade de áudio no celular recomendo pegar  um Mp3 player dedicado, pois até meu Mp4 Player da Coby tem melhor qualidade de audio e o rádio FM não possui uma boa recepção também. Trocando em miúdos, escutar Funk está completamente fora de cogitação o máximo que vai conseguir é distorção.

A câmera possui 2 resoluções 5MP ou 4MP com auto focus e alguns efeitos a qualidade é boa, mas não espere a qualidade de uma câmera dedicada possui a Zoom também e tem a função de filmadora com resolução em 720p com 30 quadros por segundo não filma em HD.

Sistema operacional

Aqui é a cereja do bolo do aparelho em termo de fluidez está praticamente a MESMA coisa de um iOS também não é para menos o aparelho possui um processador de 1,4GHz Scorpion (Single core) e 512 de RAM. O sistema Windows phone está bom até agora não tive problemas de reinicializar nem nada semelhante. Mas acho que o aparelho deveria vir com Ctrl Alt Del para qualquer eventualidade hehehe.

Uma coisa que me incomoda no sistema é a não possibilidade de encerrar programas sem a necessidade de desligar o aparelho (foi a única forma que eu achei) e religar. No Marktplace (lojas de aplicativos) não tem nada no estilo “Taskiller” para tal. E falando na Market apesar da loja ter 80mil aplicativos a MAIORIA é em inglês ou em Português de Portugal poucos aplicativos são em Português BR espero que com o tempo os app passem a suportar o PT BR.

A rolagem do sistema operacional é ótima, mas parte disso se deve ao hardware e não tem NENHUM engasgo é bem fluido.

Como o meu celular foi comprado na claro veio alguns aplicativos que facilmente retirei ficando apenas o logo de abertura e um papel de parede da operadora, mas assim que sair atualização de firmware para ele irei fazer pelo método alternativo para tirar a personalização.

Não vou me aprofundar muito, mas em resumo estou descobrindo o que o sistema operacional tem a oferecer e espero que com futuras atualizações ele fique mais “afinado”.

A duração da Carga da bateria é normal para um Smartphone eu carreguei o meu no domingo e apesar de desligar a noite a bateria do meu está atualmente em 60% isso usando pouco e em modo GSM e ligando o 3G às vezes para navegar. Se eu deixar o 3G full time acho que aguenta uns 2 dias sem carregar.

Agradecimento ao leitor David Diniz pela colaboração.

3 thoughts on “Impressões sobre o Nokia Lumia 710

  1. “Phonetec” heheh brincadeira!! Ainda bem que a Nokia está utilizando o Windows Phone, porque com o Symbian, ela não iria muito longe.
    Ótimo artigo! Vlw!!

Deixe uma Resposta

