Apple registra patente de reconhecimento facial

A Apple pretende tornar as senhas usadas em seus dispositivos coisa do passado, pelo menos é o que afirma o engenheiro Nigam Arora, que divulgou recentemente um artigo na “Forbes”. Segundo Arora, a Apple registrou a patente de reconhecimento facial no dia 29 de Dezembro de 2011.

“Eu sei que muitas das patentes não mudam muita coisa, mas essa é diferente. Na minha opinião, a Apple vai, novamente, mudar o jeito como nós ‘funcionamos’”, disse Arora.

Arora afirma que a Apple vê 2 problemas com o uso do reconhecimento facial, uma delas é o grande uso por parte computacional dos aparelhos e a outra é que ela só se adapta a lugares e condições especificas, tais como um ambiente bem iluminado.

A possível solução da Apple, seria o reconhecimento ser feito com apenas alguns traços faciais, resumindo, a imagem do rosto do usuário seria captada pela câmera e processada para identificar o dono do aparelho, comparando com uma base existente.

De certa forma a ideia promete inovar o que já é novidade nesse quesito de segurança, lembrando que o Google também apresentou o seu reconhecimento facial no Galaxy Nexus no ano passado, mas o sistema não apresentava uma certa precisão no reconhecimento da face. Em alguns testes posteriores, foi descoberto que o desbloqueio poderia ser feito até por uma foto do usuário.

Creio que a Apple irá explorar bem esse recurso, antes de divulgar ao público, de qualquer forma fica a expectativa se esse recurso virá embarcado nos próximos lançamentos da empresa ou será nativo nas futuras versões do IOS.

Via G1 Tecnologia

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s