Primeiras impressões: Nexus S com ICS 4.0.3

 Hoje baixei a atualização para o Nexus S do Android 4.0.3 ou Ice Cream Sandwich como também é conhecido, confesso que esta nova atualização supera de longe as versões anteriores, e apresenta um android mais estável, elegante e rápido.

Após saber da informação, preferi baixar a versão 4.0.3 offline e instalar no aparelho, a instalação não durou cerca de 20 minutos, e após concluir ela o android aplicou a otimização nos aplicativos e no sistema geral, senti um pouco de lentidão após a instalação, fiz restauração de fabrica e logo pude notar a diferença.

A nova fonte chamada de Roboto é sem dúvidas uma das melhores novidades nessa versão, as fontes do sistema e dos aplicativos ficaram com um destaque e mais fáceis de localizar.

Agora é possível criar pastas e nomeá-las, arrastando aplicativos uns com os outros, as pastas suportam um total de 16 aplicativos, enquanto no IOS é possível adicionar 9 apenas, duvido muito que alguém use mais do que 16 aplicativos nessas pastas, mas por ver das dúvidas foi uma ótima adição no sistema.

O multitarefa ficou mais inteligente e intuitivo, quem possui um tablete Honeycomb ou teve a oportunidade de mexer em um, já viu que é possível ver os últimos aplicativos abertos, no ICS é possível visualizar, alternar e fechar os aplicativos puxando-os para a esquerda ou para a direita.

Após acessar a tela principal é possível ver as divisões entre aplicativos e widgets. Essa versão é totalmente livre, não gostou de um aplicativo é só desinstalar ou mandar para a lixeira, Outro ponto positivo é na desinstalação de apps, similar ao Honeycomb onde é possível segurar o app e arrastar para a lixeira que ele será removido.

Por enquanto só é possível remover aplicativos (isso vale para aqueles apps inúteis que as operadoras insistem em adicionar nos aparelhos), espera-se que em breve seja possível remover a skin das fabricantes (Touchwiz,Motocast (Antigo Motoblur) etc).

A resposta do touch é incrível, melhorou muito se compararmos as demais versões, arrisco até a dizer que o android até o Gingerbread é um sistema inacabado, por mais que pequenas melhorias tenham sido feitas. O ICS é o verdadeiro android.

Agora é possível tirar screenshots sem precisar de acesso root, ou qualquer outro aplicativo, segure o botão Power + Volume para baixo simultaneamente e você terá ótimas imagens de telas e o que mais estiver fazendo no aparelho.

 O Nexus S tem uma câmera padrão de 5MP e filmagem a 480p, com o update é possível filmar a 720p (Aeee!) e o recurso de foto panorâmica, o qual é possível no Galaxy Nexus.

Infelizmente o recurso Face Unlock, não foi disponibilizado para o Nexus S, acredito que fique restrito apenas ao Galaxy Nexus.

Pode ter sido impressão minha, mas notei uma melhora significativa nas imagens e fotos, vamos aguardar mais opiniões de outros usuários que receberem a atualização.

Apesar de muitas pessoas pensarem que o ICS é uma adaptação do Honeycomb para celulares, enganam-se, pois a função dele é diminuir a fragmentação do android em smartphones e tablets, tornando ambos uma atualização única.

O ICS foi capaz de dar um novo ar ao Nexus S e espero que seja assim com os demais dispositivos que venham a ser atualizados, muitos aparelhos ficaram de fora desta atualização leia-se androids de baixo custo e outros mais intermediários.

A minha ansiedade agora é para receber o ICS no Galaxy Tab 10.1, um tablete que tem hardware suficiente para rodar o Sanduíche Gelado.

Já divulgamos aqui e certamente vocês devem ter acompanhado pela web que apenas uma pequena quantia receberá a atualização, mas não se preocupem pois para isso temos os nossos amigos desenvolvedores com as clássicas roms Cyanogen Mod e MIUI para portar para outros aparelhos.

O caminho é longo, o software veio com vontade de mudar a má fama do android, basta agora as fabricantes saberem aperfeiçoar o software para os seus dispositivos e melhorarem a frequência de atualização, outro grave problema do nosso robozinho.

Dúvidas, críticas, sugestões? É só entrar em contato que responderei com o maior prazer.

 

 

 

 

2 thoughts on “Primeiras impressões: Nexus S com ICS 4.0.3

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s